Elemento Madeira e suas Características

Você sabe qual elemento ou quais os elementos da MTC predominam na sua constituição como ser humano? Para a Medicina Chinesa os cinco padrões constitucionais do ser humano baseiam-se nos elementos da natureza, as ressonâncias associadas a cada elemento revelam o elemento predominante em cada pessoa. Vamos falar neste post sobre o Homem do tipo Madeira. A pessoa regida por este elemento tem preferência pelas estações da primavera e do verão. Em contrapartida elas ficam mais suscetível às doenças no outono e no inverno.

Os indivíduos pertencentes ao Elemento Madeira geralmente são flexíveis diante dos obstáculos, se adaptam com facilidade às novas situações, são pessoas que procuram novos caminhos para continuar crescendo e geralmente são bem sucedidas em cargos de chefia e liderança. Em Borsarello (2008, p. 282) encontramos a seguinte informação sobre “O homem do tipo Madeira”: “Ativo e conquistador, tira o máximo das suas reservas e tem um forte rendimento. Dorme pouco e recupera rápido. Resiste muito tempo até o esgotamento. Tende a organizar o meio em função do seu próprio centro. Forte sexualidade, domínio sobre o mundo exterior. Grande personalidade, trabalhador infatigável, espírito e corpo sempre em movimento, explosões de cólera”.

Aqueles que se identificam com o fator constitucional Madeira tem a raiva como parte dos seus sofrimentos e frequentemente são acometidas por momentos de amargura, frustrações, desânimos, intercalados com momentos de explosões de raiva e de ódio.

Podemos dizer que as pessoas com uma percepção energética mais aguçada tem a suas ressonâncias permeadas pelo Elemento Madeira, pois é nele que habita Espírito Criativo, também conhecido como Hum. Ele é o responsável pela percepção das energias sutis do ambiente, bem como pela projeção astral do nosso espírito durante o sono. Se você tem um sono perturbado com muitos sonhos, e ao acordar se sente cansado, provavelmente existe um desequilíbrio energético no meridiano Fígado.

Ainda podemos citar algumas mazelas fisiológicas relacionadas a possíveis desequilíbrios energéticos do Elemento Madeira, tais como: contraturas musculares, unhas fracas, problemas de visão entre outros. Neste caso será necessário identificar o que está causando este desequilíbrio para recuperar a homeostase do corpo.

Referências Bibliográficas:

BORSARELLO, Jean. Tratado de Acupuntura. São Paulo: Andrei, 2008.

Quer saber mais... Continue acompanhando nosso Blog, até breve.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

51 984421230

Av. João Corrêa, 1111 - Centro, São Leopoldo - RS, 93010-265, Brasil

©2018 BY ESPAÇO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS DE CAMILLIS. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM