top of page

Elemento Fogo

O Fogo é o mais yang de todos os Elementos não é por acaso que a estação ligada a ele é o verão. Geralmente as pessoas pertencentes a este elemento, quando em equilíbrio, são pessoas alegres.

Sorrir nutre o coração, uma boa conversa com os amigos, comer seu prato favorito, fazer uma viagem são situações que no dia-a-dia nos proporcionam alegria. Esta alegria é benéfica ao Meridiano do Coração, já o exagero, como rir de qualquer coisa e gargalhadas altas indicam um excesso energético no Meridiano do Coração, isso precisa ser tratado.

A tristeza é o sentimento que mais afeta o Elemento Fogo gerando desequilíbrios, pessoas tristes podem estar sofrendo com uma insuficiência desse elemento.

O Fogo é o único elemento que possui quatro meridianos ligados a ele, dois de natureza yin e dois de natureza yang.

Os meridianos de natureza Yin são: o Coração e o Pericárdio, e os de natureza Yang são: o Intestino Delgado e o Triplo Aquecedor.

O Shen é o espirito que habita o Meridiano do Coração. Se você tem dificuldade para pegar no sono, fica disperso, entra em um ambiente e esquece o que você foi fazer nele, não sabe onde deixou seus pertences, provavelmente a homeostase do Shen está comprometida.

Algumas dicas para ajudar o Shen na hora de dormir:

  • Reduzir a luz ambiente 30 minutos antes de deitar;

  • Não levar ou manter aparelhos eletrônicos no quarto (celular, smartphone, rádio, tv) ;

  • Não beber café ou chá com cafeína depois das 18hs;

  • Evitar alimentos doces ou gordurosos à noite;

  • Chá de camomila e erva doce são ótimos para auxiliar a ter uma boa noite de sono;

  • Mantenha uma rotina, procure deitar-se sempre no mesmo horário;

  • Nunca durma assistindo TV;

  • Evite ingerir álcool a noite;

Mantenha o hábito salutar de somente falar coisas benéficas e úteis, quando você se sintoniza com a maledicência reproduz aDepois uma boa noite de sono teremos um dia mais produtivo e conseguiremos manter o foco e a concentração com mais facilidade, evitando os famosos “brancos”, além de melhorar a nossa capacidade de reter novos conhecimentos.ssuntos ou noticias desagradáveis, trágicas,forma negativa.

Há um ditado que diz: “A boca fala do que o coração está cheio”, para MTC a língua é o órgão sensorial deste elemento, vamos observ você está desperdiçando sua energia vital e isso vai afetar sua saúde de ar a nossa fala e descobrir que andamos carregando nos nossos corações.

Quer saber mais continue acompanhando nosso Blog.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page