Porque para MTC os rins são os órgãos que entesouram a essência da vida, é neles que nossa energia ancestral está armazenada, ou seja, a energia que é herdada dos nossos pais no momento da concepção. O Rim também funciona como um centro de controle do yin e do yang no corpo.

E o que o medo tem a ver com nossos Rins?

Se a energia do Rim estiver em desarmonia, um dos sintomas será o excesso de medo, bem como, o excesso de medo e pânico também podem lesar a energia dos rins, sendo uma via de mão dupla.

O medo quando equilibrado não é uma energia ruim, é o que chamamos de prudência, querem um exemplo… Quando vamos atravessar a rua, se não tivermos medo de ser atropelados, não olharemos para os lados antes de atravessar. Neste caso o medo preserva a vida. Para MTC tudo é uma questão de manter o equilíbrio das energias do corpo.

O desequilíbrio da energia dos Rins está diretamente relacionada com alguns sintomas físicos, como: queda de cabelo, dor lombar, problemas dentários, disfunções ósseas, impotência, zumbidos ou excesso de cera nos ouvidos, doenças autoimunes entre outros.

O sal em excesso ou a ausência da ingesta de água são dois fatores que podem levar a desarmonias no Rim.

Como a acupuntura pode te ajudar?

A acupuntura visa restabelecer o reequilíbrio energético do corpo, prevenindo e tratando de forma complementar as mais diversas patologias.

Tá certo, até aqui entendi… Mas como eu sei se a energia do Meridiano do Rim está em desequilíbrio?

Procure seu acupunturista, ele fará sua avaliação. Esta consiste em fazer uma entrevista, o exame de pulso, a análise do microssistema da língua, a palpação de pontos do corpo, conhecidos como ponto alarme, bem como outros microssistemas que seu acupunturista julgue necessário examinar para complementar seu diagnóstico.

Gostou do nosso post? Então curte, comente e compartilhe. Nos ajude a divulgar essa ideia.



Atualizado: 18 de mar. de 2021


Você sabia… Que golpes de vento frio no verão podem invadir seu corpo e chegarem até seus intestinos provocando cólicas, desconfortos abdominais e diarreia. Geralmente no verão estamos com o corpo mais exposto às intempéries, por esse motivo ficamos mais suscetíveis aos ataques das energias perversas, como Vento, Calor, Umidade, etc. Maciocia, no livro A Prática da Medicina Chinesa (1996), cap. XVII, diz: “Contrariando as expectativas, ocorre mais frequentemente no verão, no qual o individuo se veste com roupas leves. [...] o Frio pode invadir os intestinos causando diarreia e dor abdominal”.

Outro motivo causador de diarreias é o descuido na preparação dos alimentos. Alimentos mal cozidos ou não preparados com a higienização necessária podem causar diarreia por intoxicação, neste caso estamos falando de uma diarreia bacteriana, a qual na visão da Medicina Chinesa tem como agente patógeno o Calor.

Também quando ingerimos alimentos de natureza doce, fria ou gordurosas estamos desequilibrando energeticamente o meridiano do Baço, o excesso desses alimentos é um fator que gera Umidade no Baço, desencadeando também a diarreia.

Dicas para sua saúde:

  • Ingira no mínimo dois litros de água filtrada ou fervida por dia,

  • Evite os excessos alimentares,

  • Evite pegar vento com o corpo suado ou ficar exposto em lugares com vento encanado.

  • Faça pelo menos uma sessão de acupuntura mensal para manter o equilíbrio energético do seu copo.


Hoje vamos falar um pouquinho sobre o famoso ponto IG4.

O IG4 ou Hegu (Grande Vale) é o ponto fonte do Intestino Grosso. Este ponto é muito utilizado para tratar as dores de cabeça, insônia, ansiedade, pois ele tem a propriedade de acalmar o Shen. Regula o Wei Qi (energia defensiva). Promove relaxamento muscular dos membros superiores.

Quando massageado proporciona alívio das dores de cabeça e tensões musculares, assim como ajuda nas dores de estômago e intestinais.

Algumas combinações de pontos com IG4:

IG4 combinado com o F3 - Propicia o relaxamento muscular em todo o corpo e melhora o sono.

IG4 combinado com o Yintang - Favorece o alívio das dores de cabeça, pois o Yintang é um ponto que acalma a mente, reduzindo a sensação de peso.

IG4 combinado com E36 - Proporciona o alívio de problemas digestivos.

Não deve ser usado durante a Gravidez.

Gostou do texto? Increva-se no nosso blog e receba em primeira mão nossos artigos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags