Natureza energética: morna

Sabor: picante

Durante muito tempo na China essa planta aromática foi considerado o elixir do amor, pois acreditavam que ele tinha propriedades afrodisíacas.

Usado para aprimorar o sabor de alguns pratos, pode ser combinado com suco de limão, hortelã ou manjericão que suavizam seu sabor marcante.

Na culinária pode ser usado como tempero de massas, saladas, peixes ou ainda no preparo de sucos, pois é um excelente detox.

Além de ser um ótimo tempero, o coentro é rico em polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os polifenóis regulam o metabolismo e auxiliam a controlar o peso. O coentro possui vitamina A e vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.

Quer saber mais… nos acopanhe nas redes socias, siga nosso instagram @terapias.de.camillis

Porque para MTC os rins são os órgãos que entesouram a essência da vida, é neles que nossa energia ancestral está armazenada, ou seja, a energia que é herdada dos nossos pais no momento da concepção. O Rim também funciona como um centro de controle do yin e do yang no corpo.

E o que o medo tem a ver com nossos Rins?

Se a energia do Rim estiver em desarmonia, um dos sintomas será o excesso de medo, bem como, o excesso de medo e pânico também podem lesar a energia dos rins, sendo uma via de mão dupla.

O medo quando equilibrado não é uma energia ruim, é o que chamamos de prudência, querem um exemplo… Quando vamos atravessar a rua, se não tivermos medo de ser atropelados, não olharemos para os lados antes de atravessar. Neste caso o medo preserva a vida. Para MTC tudo é uma questão de manter o equilíbrio das energias do corpo.

O desequilíbrio da energia dos Rins está diretamente relacionada com alguns sintomas físicos, como: queda de cabelo, dor lombar, problemas dentários, disfunções ósseas, impotência, zumbidos ou excesso de cera nos ouvidos, doenças autoimunes entre outros.

O sal em excesso ou a ausência da ingesta de água são dois fatores que podem levar a desarmonias no Rim.

Como a acupuntura pode te ajudar?

A acupuntura visa restabelecer o reequilíbrio energético do corpo, prevenindo e tratando de forma complementar as mais diversas patologias.

Tá certo, até aqui entendi… Mas como eu sei se a energia do Meridiano do Rim está em desequilíbrio?

Procure seu acupunturista, ele fará sua avaliação. Esta consiste em fazer uma entrevista, o exame de pulso, a análise do microssistema da língua, a palpação de pontos do corpo, conhecidos como ponto alarme, bem como outros microssistemas que seu acupunturista julgue necessário examinar para complementar seu diagnóstico.

Gostou do nosso post? Então curte, comente e compartilhe. Nos ajude a divulgar essa ideia.



Atualizado: 18 de mar. de 2021


Você sabia… Que golpes de vento frio no verão podem invadir seu corpo e chegarem até seus intestinos provocando cólicas, desconfortos abdominais e diarreia. Geralmente no verão estamos com o corpo mais exposto às intempéries, por esse motivo ficamos mais suscetíveis aos ataques das energias perversas, como Vento, Calor, Umidade, etc. Maciocia, no livro A Prática da Medicina Chinesa (1996), cap. XVII, diz: “Contrariando as expectativas, ocorre mais frequentemente no verão, no qual o individuo se veste com roupas leves. [...] o Frio pode invadir os intestinos causando diarreia e dor abdominal”.

Outro motivo causador de diarreias é o descuido na preparação dos alimentos. Alimentos mal cozidos ou não preparados com a higienização necessária podem causar diarreia por intoxicação, neste caso estamos falando de uma diarreia bacteriana, a qual na visão da Medicina Chinesa tem como agente patógeno o Calor.

Também quando ingerimos alimentos de natureza doce, fria ou gordurosas estamos desequilibrando energeticamente o meridiano do Baço, o excesso desses alimentos é um fator que gera Umidade no Baço, desencadeando também a diarreia.

Dicas para sua saúde:

  • Ingira no mínimo dois litros de água filtrada ou fervida por dia,

  • Evite os excessos alimentares,

  • Evite pegar vento com o corpo suado ou ficar exposto em lugares com vento encanado.

  • Faça pelo menos uma sessão de acupuntura mensal para manter o equilíbrio energético do seu copo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags