top of page

O elemento Metal - Ressonâncias

Você já se perguntou:

  1. Qual é o significado da vida?

  2. Onde encontro inspiração para meus projetos?

Se sim, provavelmente você é uma pessoa que pertence ao elemento Metal. Leia o texto abaixo e descubra outras características desse Elemento.

Os canais de energia que formam o elemento Metal são os meridianos do Pulmão e do Intestino Grosso. O Espírito ligado a ele é o Po, lembrando sempre que os espíritos estão vinculados ao meridiano Yin do elemento, e neste caso, ao Meridiano do Pulmão. O Po é conhecido também como alma corpórea, a alma que anima nosso corpo.

Quando inspiramos absorvemos a energia celeste (Yang Qi), através do ar. A energia Yang está vinculada diretamente a criação, então ao inspiramos também estamos inspirando energia criativa. Quanto mais saudável for a energia do Pulmão, mais inspiração teremos. A energia elaborada pelo meridiano do Pulmão em conjunto com outros meridianos produz a Energia Defensiva (Wei Qi).

Uma respiração profunda, natural e sem esforço é um indicador que a energia defensiva está em boas condições para lutar contra as energias nocivas ao nosso organismo.

Quando a homeostase do pulmão está abalada, as pessoas tendem a ficar deprimidas e tristes.

A tristeza além de afetar diretamente o elemento Metal afeta também o elemento Fogo, como já mencionado anteriormente no nosso Blog.

Pessoas que apresentam uma insuficiência no meridiano do Pulmão podem apresentar um quadro de choro fácil, mágoa, lamentos, e estão extremamente fragilizadas e sensíveis, geralmente preferem o isolamento. Elas precisam de aprovação de seus atos e atitudes para se sentirem pertencentes ao mundo. Em geral são pessoas mais sensíveis às críticas e a agressão dos sentimentos.

Às vezes você acha que não está conectado a este mundo, não entende qual é o seu objetivo na vida, neste caso, possivelmente está com um desequilíbrio energético no meridiano do Pulmão. A acupuntura pode ajudar você a restabelecer a ordem natural das energias no seu corpo. Quando o elemento Metal está equilibrado, encontramos o sentido mais elevado da vida.

Se a energia do Pulmão estiver saudável, provavelmente teremos uma pele bonita e viçosa. No entanto se apresentamos, um quadro de alergias respiratórias, alergias cutâneas, acne, pele oleosa, poros dilatados, provavelmente há um desequilíbrio energético no elemento Metal e este desequilíbrio precisa ser tratado.

Quer saber mais, acompanhe nosso Blog...

Abraços até a próxima.

Referências Bibiograficas: HICKS, Angela; HICKS, John; MOLE, Peter. Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos. São Paulo: Roca, 2007.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page